Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

Um aspecto importante a se destacar no percurso de trabalho do programa é a sua articulação com a pesquisa sobre cinema. Isto se deu a partir de 2001, com a necessidade de promover ações de estudo e discussões acerca do processo de leitura da imagem na contemporaneidade. Nesse sentido, criou-se, em articulação com o Museu Pedagógico (outro projeto da Uesb), o Grupo de Estudos sobre Leitura e Imagem. Em 2003, este grupo fundiu-se com o Grupo de Pesquisa Tradições e Sociabilidades Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), resultando no Grupo de Pesquisa em Cultura, Memória e Desenvolvimento. Hoje, este grupo integra pesquisadores da Uesb, ligados ao Janela Indiscreta, da Ufba e da Universidade de Brasília (UnB), à qual está vinculado.

Além disso, foi criado, em 2009, o Grupo de Pesquisa Cinema e Audiovisual: memória e processos de formação cultural, com as linhas de pesquisa Cinema e Educação: memória, aprendizagem e formação estética; e Memória, linguagem e narrativas audiovisuais. Este grupo congrega, além da equipe de trabalho do Janela Indiscreta, pesquisadores e estudantes da Uesb e de outras instituições, a exemplo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Assim, o Janela Indiscreta congrega, entre funcionários e colaboradores, várias pessoas que desenvolvem pesquisas acadêmicas na área de cinema e audiovisual, em nível de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Além disso, vincula-se, em nível de parceria, com pesquisadores de outras universidades que também desenvolvem trabalhos na área.

Conheça os grupos, seus integrantes e as pesquisas desenvolvidas:

Grupo de Pesquisa Cinema e Audiovisual: memória e processos de formação cultural

Grupo de Pesquisa em Cultura, Memória e Desenvolvimento