O Programa

O Programa

Em 27 de novembro de 1992, surgiu o Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, como um projeto da universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tudo começou com sessões semanais, seguidas de comentários temáticos, num pequeno auditório do campus de Vitória da Conquista.

A iniciativa foi de servidores da Coordenação da Produção de Vídeo da Universidade que desenvolviam o audiovisual na cidade e no ambiente universitário e desejavam reavivar o sentido do cinema através da leitura coletiva da obra cinematográfica.

O projeto foi ganhando corpo, e as ações se expandiram para muitos outros espaços, ultrapassando o campus universitário e a cidade e levando a exibição, a reflexão, o debate e a formação para o cinema e o audiovisual a públicos de vários lugares da Bahia e de outros estados.

Assim, numa trajetória de atividades ininterruptas, o Janela Indiscreta, passou de projeto a programa e contabiliza centenas de sessões, além de eventos, como cursos, seminários e mostras, que sempre contam a parceria de renomados pesquisadores e profissionais do Brasil e de outros países.

Todo o trabalho parte da compreensão de que a produção cinematográfica é uma das principais formas de expansão humana, bem como o filme um poderoso meio de desenvolvimento de reflexão da realidade e formação cultural e educacional.


Formato

Desde o início, o Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb estabeleceu um formato de funcionamento, que é mantido até hoje, como estrutura que permite o trabalho de leitura coletiva do filme:

1. Exibição de filmes - escolhidos pela equipe ou sugeridos pelo público e/ou colaboradores, os filmes podem ser desde os mais conhecidos do cinema comercial às mais raras produções da cinematografia mundial;

2. Folhas de cinema – toda sessão de cinema conta com a distribuição de uma folha informativa com texto sobre o filme;

3. Comentário e debate – após a exibição, um comentarista convidado inicia a discussão sobre a obra e abre para o debate com a platéia.