O Que se Aprende com o Cinema

O Que se Aprende com o Cinema

Em 2008, por meio de uma parceria entre o Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb e o Museu Pedagógico da Uesb, surgiu a atividade ‘O que se aprende com o cinema: saberes e fazeres na relação cinema-educação’. Em 2009, a ideia da equipe do Janela Indiscreta de reeditar a atividade coincidiu com a proposta de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista para a realização conjunta de ações que abrangessem alunos e professores da Rede Municipal de Ensino. E foi, então, com uma maior aproximação da Smed que “O que se aprende com o cinema” tornou-se projeto, abarcando um maior número de atividades e participantes.
Durante o desenvolvimento do projeto, as equipes de trabalho perceberam a necessidade de uma formação continuada desses públicos. E, em 2010, efetivou-se a parceria com a Smed, promovendo-se ações alunos e professores, entre cursos, oficinas, sessões comentadas e a primeira edição da Mostrinha de Cinema Infantil de Vitória da Conquista, somando um público total de cerca de 2 mil pessoas.
Para dar continuidade ao trabalho de formação, a quarta edição do projeto se desenvolveu no período de setembro a novembro de 2011, com as seguintes ações: oficinas e seminário de aprofundamento teórico-metodológico (para professores) e Mostrinha de Cinema Infantil de Vitória da Conquista – exibições (para alunos) e oficinas (para alunos e professores), também com um público de aproximadamente 2 mil pessoas.