Mostrinha de Cinema Infantil

Ao longo de sua trajetória, o Programa Janela Indiscreta sempre voltou uma atenção especial para as crianças e os jovens. Isso porque compreende que possibilitar o acesso a filmes que geralmente não estão no circuito comercial é o ponto de partida para despertar novos olhares e potencialidades por meio do contato com a sétima arte. Um antigo desejo da equipe foi realizado, em 2010, como parte do Projeto “O que se aprende com o cinema”: a primeira edição da Mostrinha de Cinema Infantil de Vitória da Conquista, por meio de uma parceria entre o Janela Indiscreta e a Secretária Municipal de Educação de Vitória da Conquista.

No primeiro ano, a Mostrinha trouxe 16 curtas-metragens, que foram assistidos, durante três dias, por 1.800 crianças de creches e escolas municipais, no Teatro Glauber Rocha/Uesb. Em 2011, foi realizada a segunda edição da Mostrinha, também com 16 filmes de vários estados do país, repetindo o número de crianças participantes das sessões, e com três oficinas: duas para alunos (Fotografia e Produção de Vídeo) e uma para professores (Pedagogia da imagem: as crianças e o audiovisual).

Em 2012, além da parceria institucional entre a Uesb, por meio do Janela Indiscreta, e a Prefeitura Municipal, por meio da Smed, a Mostrinha obteve a aprovação pelo Programa BNB de Cultura – Parceria BNDES. Assim, foi possível ampliar as ações e o público, estendendo os dias de exibição, com 22 curtas-metragens de vários estados do país, assistidos por 3.600 crianças da rede municipal de ensino. Além disso, os filmes passaram por um júri infantil, também composto por crianças das escolas públicas. Como parte da programação, paralelamente, foram realizadas oficinas de Animação, Produção de vídeo e Fotografia (para alunos) e Cineclube na Escola (para educadores). A Mostrinha ainda levou o cinema brasileiro de longa-metragem a praças públicas da cidade.

Na sua terceira edição, a Mostrinha consolidou-se no calendário de mostras e festivais audiovisuais do Brasil e nas ações de educação e cultura de Vitória da Conquista.

Em 2013 foi realizada, durante uma semana, a 4º edição da Mostrinha, com a exibição de 25 curtas-metragens vindos de várias partes dos país, entre eles 8 produções baianas. Além das 4 oficinas: “Fotografando com o Tião”, “Introdução à Animação”, “A construção Sonora no Audiovisual” e “Introdução à Produção Audiovisual”.

Todas as edições são realizadas na Semana da Criança.

Livreto da 4º_Mostrinha de Cinema Infantil