Cinema-Educação

Cinema-Educação

Um dos principais focos do programa na formação de público para o cinema e o para o audiovisual, especialmente o público jovem. A preocupação é pautada, sobretudo, no papel da imagem como suporte de informações incessantes e fonte de conhecimento, considerando uma série de dificuldades encontradas no espaço escolar no que diz respeito à articulação sistematizada desses suportes com o cotidiano dentro e fora das salas de aula. As atividades dessa ação buscam dar um suporte para o trabalho com o cinema a partir das demandas das instituições de ensino.

Nesse sentido, são desenvolvidas atividades tanto o Janela Indiscreta desloca até as escolas quanto traz a escola para o espaço de exibição sede do projeto na universidade. Estas atividades também se realizam de fevereiro a novembro, conforme disponibilidade da equipe de trabalho.

Além do trabalho direto com os alunos, o objetivo tem sido criar, cada vez mais, possibilidades de formação dos professores. Exemplo disso é a Oficina Cinema-Educação, realizada em 25 cidades do sudoeste baiano no projeto Janela de Cinema Itinerante; e o seminário, minicursos e oficinas da Mostra Cinema Conquista, que sempre incluem temáticas relacionadas à cinema e educação. E a mostra como um todo tem se configurado um importante espaço tanto para alunos quanto para professores no que diz respeito ao acesso e às reflexões possibilitadas pelas atividades de exibição e debate.

É importante salientar ainda que, além da prática cotidiana, a equipe de trabalho do Janela Indiscreta desenvolve pesquisas acadêmicas relacionadas a cinema e educação e está inserida numa rede nacional de discussões nesta área.

Fotos